"Quando falamos em gestão contábil e fiscal, o controle, a expertise e compliance é tudo."
Rua Voluntários da Pátria, 475 - 11º Andar - Cj 1105-A, Centro - Curitiba/PR
  • (41) 3665-7770
  • (41) 99965-7770

Quais são os riscos e as oportunidades dos próximos 5 anos

Fonte: FinancialWeb
Pesquisa mostra possibilidades de prejuízo ou lucro em questões como meio-ambiente, regulação, privacidade e tecnologia No mundo dos negócios, alguns temas são mais importantes que outros. Mas a resposta para a pergunta “qual é a questão de maior impacto nos negócios?” pode mudar radicalmente, dependendo dos stakeholders consultados. Executivos ouvidos pela mais recente pesquisa da consultoria McKinsey escolheram a questão ambiental como a que terá a maior atenção do público nos próximos cinco anos. Para eles, esse também será o tema mais importante para os acionistas.

Na segunda posição, os executivos apontaram Privacidade e Segurança de Dados como questão crucial para o público; e Influência Política da companhia como o tema número dois dos investidores. “Em contraste com os executivos, os diversos grupos de stakeholders – executivos de ONGs, reguladores, estudantes e jornalistas – esperam maior atenção pública e política em questões como meio ambiente, saúde e outros benefícios para os empregados, pensões e aposentadoria e, no nível sênior, pagamento e indenizações”, diz a pesquisa. (Veja o ranking dos temas, segundo os executivos)

Mais oportunidades que risco

Mesmo quando executivos de negócios e de Organizações Não Governamentais (ONGs) concordam sobre o que é mais importante, eles podem divergir sobre o impacto desses temas. Meio ambiente, por exemplo, é importante; mas será benéfico ou prejudicial para os negócios nos próximos cinco anos?

Na opinião dos executivos, o tema que tem mais a oferecer aos acionistas é investimento em países emergentes, escolhido por 60% dos respondentes. Resistência a investimento internacional, por outro lado, foi citado por 72% dos executivos e ficou no topo do ranking das ameaças aos negócios nos próximos anos.

A McKinsey ouviu 1.453 executivos de grandes companhias de todo o mundo no meio de setembro deste ano.

Baixe a íntegra do estudo "From risk to opportunity : How global executives view sociopolitical issues"